Mulheres x Doenças Oculares

 em DICAS

Dados da Organização Mundial da Saúde mostram que no mundo 2 a cada 3 pessoas cegas são mulheres.

Um dos fatores que influenciam nesses números é que elas vivem mais, quase sete anos a mais que os homens segundo o IBGE.

A oftalmologista Ana Paula Tupynambá do Visão Institutos Oftalmológicos de Brasília afirma que mulheres estão mais suscetíveis a doenças oculares e a entrada na menopausa é a principal causa de problemas na visão das mulheres.

Isso por causa das mudanças hormonais devido à interrupção do estrogênio que pode causar alterações no filme lacrimal, síndrome de olho seco que é aumento da sensibilidade à luz, coceira nos olhos e sensação de areia nos olhos.

A catarata, olho seco e degeneração macular são algumas doenças que pode atingir as mulheres depois da menopausa.

O caso de degeneração macular está relacionado à idade pela perda gradual da visão central em pessoas acima de 50 anos, claro que o oftalmologista pode corrigir o problema.

Entre os fatores de risco estão idade, tabagismo e também a menopausa precoce e o principal sintoma dessa doença é a perda definitiva da visão central, se não tratada adequadamente.

Também durante a gravidez é necessária uma atenção redobrada à saúde ocular, “Nesta fase, os olhos costumam apresentar maior vulnerabilidade” afirma Ana Paula Tupynambá.

É comum a mulher sentir a visão embaçada, olhos secos e ter reações a lentes de contato, além de aumento de grau de problemas refrativos já existentes como presbiopia, hipermetropia, miopia e astigmatismo.

Outra preocupação é com a pré-eclampsia, que consiste no aumento da pressão arterial mais comum a partir da 20ª semana, e o diabetes gestacional que podem provocar sequelas graves na visão”, orienta. “Exames oftalmológicos também devem fazer parte do pré-natal”, completa.

Visitas oftalmológicas periódicas devem estar incluídas na rotina de todas as mulheres.

Além disso, hábitos saudáveis também contribuem para a saúde da visão como alimentação equilibrada, atividades físicas, controle do estresse, usar óculos escuros com proteção contra os raios ultravioletas, não fumar e evitar bebidas alcoólicas são algumas atitudes que ajudam a manter a saúde ocular.

Assim além da longevidade as mulheres podem ter uma melhor qualidade de vida.

Postagens Recentes

Deixe um Comentário