Faça marketing hoje
O objetivo de toda empresa é lucrar, e para isso vemos diversas ações. A mais comum que vemos é Publicidade e Propaganda, ferramentas utilizadas pelo Marketing da empresa.
Mas você sabe qual a diferença e sua importância?
Publicidade é paga, pelos meios de comunicação e recursos utilizados, é designada ao público-alvo e tem fins comerciais, que leva ao consumo, a impulsão.
Propaganda é gratuita, diferente da publicidade, além disso, parte para o princípio da ideologia, busca-se a sensibilidade, informar, alertar.
Se alguma vez já investiu em algum desses, deve ter recebido algum tipo de retorno. Os índices mostram que se recebe mais ligações para saber onde é a empresa, quais os valores e horários de funcionamento, consequentemente mais visitas, surtindo efeito nas vendas.
Sabendo disso, temos alguns pontos para que possa começar sua ação.
REDES SOCIAIS
Hoje é quase impossível ver alguém não conectado, seja no ônibus indo para algum lugar, em casa, no lazer, e até mesmo no trabalho estão conectadas.
Muitos vêem a rede social como uma vitrine de loja, uma biblioteca que tira suas duvidas, e como um meio de comunicação rápida.
O Facebook a maior rede social com quase 2 bilhões de usuários, também da empresa, o Whatsapp com mais de 1 bilhão de usuário, e Instagram com 700 milhões, são uma das redes mais acessadas no Brasil e em muitos lugares no mundo.
RELACIONE E ANUNCIE
Todo negócio é englobado por um ramo, e estar bem inserido nele é essencial se pretende crescer.
O famoso network é extremamente importante. Nesse caso, ele não se restringe apenas ao seu ramo de atuação, pois nunca se sabe o que precisará futuramente para seu negócio. Alias, são nessas horas que surgem as melhores parcerias, em que um complementa o outro, em exemplo, quando uma loja óptica tem um sistema de gerenciamento, e o mesmo não tem uma função, as vezes não primordial, mas que facilitaria mais os processos, nesse caso vemos a troca de informação ajudar ambas empresas. Outro caso pode ser o joint venture.
A inserção sua no ramo é um processo progressivo, por este motivo, adote estratégicas de massa primeiramente para divulgar seu serviço. Estratégias de Outbound Marketing , ainda são usadas e surtem efeitos, mas devem ser bem usadas, para não desperdiçar recursos. Algumas formas de se publicar seria: as rádios, que são bem acessadas pelas pessoas, no carro, em uma loja que entrou e em casa, as revistas, principalmente do ramo que são distribuídas para pessoas que tem o interesse sobre o seu produto ou serviço.
FIDELIZE
Uma empresa de sucesso, tem um casamento com seu cliente, uma fidelidade entre as partes. Esse deve ser o grande objetivo, pois este cliente, além de sempre comprar com você, irá defender sua marca, te indicará, e ação de aquisição por esse cliente será a menor.
As ações de fidelização podem ser bem simples, como brindes, descontos fidelidade, sms de datas comemorativas, e diferenciais que atende a necessidade desse cliente, como: entrega em domicílio.
CAMPANHA
Planeje , nada de sair por aí distribuindo informação aleatória. Defina o que irá comunicar e quais seus objetivos internos.
Hoje, a internet nos disponibiliza diversas redes para publicar e promover, essas se bem trabalhadas e filtradas, podem trazer métricas valiosas para suas próximas campanhas.
As mídias offline, como panfletos, não nos retornam uma métrica, quando utilizamos de alguns artifícios como: “com esse panfleto ganhe 10% de desconto”, conseguimos uma métrica, porém não confiável e muito menos completa. Entretanto, ainda atinge e funciona com diversos públicos.
FAÇA
O sucesso do seu negócio só depende de você. É necessário se organizar, entender tudo sobre seu negócio e isso inclui seus consumidores.
Toda informação que puder coletar das pessoas que interagem com seu negócio, devem ser registradas, assim muito poderá ser feito em diversas ações relatadas aqui.
Os sistemas de gerenciamento da Microbit, têm funções onde você registrará os dados dos clientes, e seu estilo de compra, além de ferramentas de fidelidade, e muito mais para gerenciar sua óptica e laboratório.