Setor óptico cresce em 2017 – Veja o que fazer para 2018 ser melhor

 em FINANCEIRO, MARKETING, ÓPTICO

O ramo óptico volta a ter aumento em 2017, em comparativo com ano anterior, o faturamento do setor óptico cresceu 7,4%, segundo a Abióptica – Associação Brasileira da Indústria Óptica. O montante de vendas que era R$ 19,59 Bilhões chegou a R$ 21,04 bilhões.

Bento Alcoforado, presidente da Abióptica, essa não é uma projeção oficial, podendo esse numero aumentar em aproximadamente 7% neste semestre.

Pouco mais de 12% das lojas hoje são representadas pelas maiores redes do ramo óptico (Oticas Carol, Otica Diniz e Chilli Beans), sendo assim o poder hoje do mercado é ainda favorável às pequenas lojas, que apostam em seus diferenciais.

O diretor de Inteligência de Mercado do Grupo GS& Gouvêa de Souza, Eduardo Yamashita, cita que, a profissionalização das pequenas varejistas é influencia do crescimento das grandes redes, senão houver melhorias em gestão das menores, elas não suportam o mercado e fecham suas portas.

 

  1. Demanda do mercado

  • Óculos (incluindo óculos de sol);
  • Lentes de óculos (grau + lentes de sol);
  • Lentes de contato;
  • Acessórios em geral.

 

  1. Consumidor

Os consumidores julgam desde o primeiro momento até o ultimo. Os 7 P’s do Marketing que são voltado a serviços, são julgado um a um pelo consumidor.

  • Preço;
  • Produto;
  • Praça;
  • Promoção;
  • Pessoas;
  • Processo;
  • Phisical evidence.

 

  1. Desafios a enfrentar

  • Ter parceiros com qualidade no produto e serviço;
  • Intensidade da pirataria.

 

  1. Quem consome

O maior consumo se deve as classes B e C que são responsáveis pela maior parcela de consumo.

  1. Por qual motivo compram

  • Saúde;
    • Necessidade;
    • Leitura;
  • Trabalho;
  • Moda.

 

  1. Internet

Pesquisas apontam que a internet é bastante utilizada pelos consumidores, mas somente para busca de informação e pesquisa de preço, não para a compra do produto final.

  1. Características para compra

  • Garantia;
  • Experimentar o produto;
  • Bom atendimento;
  • Descontos;
  • Fidelidade;
  • Facilidade no pagamento:
    • Parcelamentos (Cartão de credito);
    • Carne;
    • Crediário.

 

  1. Preferência

A preferência é pela comodidade, quanto mais perto, acesso fácil, encontrar o produto desejado em estoque (ou em tempo curto) e diferenciais, como possibilidade de entrega do produto em domicílio.

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