Setor óptico cresce em 2017 – Veja o que fazer para 2018 ser melhor
O ramo óptico volta a ter aumento em 2017, em comparativo com ano anterior, o faturamento do setor óptico cresceu 7,4%, segundo a Abióptica – Associação Brasileira da Indústria Óptica. O montante de vendas que era R$ 19,59 Bilhões chegou a R$ 21,04 bilhões.
Bento Alcoforado, presidente da Abióptica, essa não é uma projeção oficial, podendo esse numero aumentar em aproximadamente 7% neste semestre.
Pouco mais de 12% das lojas hoje são representadas pelas maiores redes do ramo óptico (Oticas Carol, Otica Diniz e Chilli Beans), sendo assim o poder hoje do mercado é ainda favorável às pequenas lojas, que apostam em seus diferenciais.
O diretor de Inteligência de Mercado do Grupo GS& Gouvêa de Souza, Eduardo Yamashita, cita que, a profissionalização das pequenas varejistas é influencia do crescimento das grandes redes, senão houver melhorias em gestão das menores, elas não suportam o mercado e fecham suas portas.
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Demanda do mercado
- Óculos (incluindo óculos de sol);
- Lentes de óculos (grau + lentes de sol);
- Lentes de contato;
- Acessórios em geral.
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Consumidor
Os consumidores julgam desde o primeiro momento até o ultimo. Os 7 P’s do Marketing que são voltado a serviços, são julgado um a um pelo consumidor.
- Preço;
- Produto;
- Praça;
- Promoção;
- Pessoas;
- Processo;
- Phisical evidence.
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Desafios a enfrentar
- Ter parceiros com qualidade no produto e serviço;
- Intensidade da pirataria.
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Quem consome
O maior consumo se deve as classes B e C que são responsáveis pela maior parcela de consumo.
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Por qual motivo compram
- Saúde;
- Necessidade;
- Leitura;
- Trabalho;
- Moda.
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Internet
Pesquisas apontam que a internet é bastante utilizada pelos consumidores, mas somente para busca de informação e pesquisa de preço, não para a compra do produto final.
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Características para compra
- Garantia;
- Experimentar o produto;
- Bom atendimento;
- Descontos;
- Fidelidade;
- Facilidade no pagamento:
- Parcelamentos (Cartão de credito);
- Carne;
- Crediário.
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Preferência
A preferência é pela comodidade, quanto mais perto, acesso fácil, encontrar o produto desejado em estoque (ou em tempo curto) e diferenciais, como possibilidade de entrega do produto em domicílio.